GERAL PLUGIN SEO

Como deixar site em wordpress mais rápido

Escrito por Tacio Victor

Nesse artigo: como deixar site em wordpress mais rápido,  vou te mostrar como eu identifico e resolvo alguns desses problemas de lentidão em websites.

Ao ler todo o artigo e se foi útil para você nos deixe seu comentário abaixo, assim nos incentiva cada vez mais a produzir conteúdo de qualidade para você. Então vamos lá…

Antes de mais nada o que você deve entender é que quanto mais velho o seu site vai ficando, mais problemas vão aparecendo, como por exemplo: lentidão no carregamento e também ficando muito tempo fora do ar.

Neste caso você deve verificar através do software web Cpanel, informações por exemplo: espaço em disco e tráfego de dados, se o seu provedor de hospedagem disponibilizou para você apenas 2 gigas de espaço em disco e seu site já atingiu este limite, então está na hora de você contratar um novo plano de hospedagem com mais gigas em espaço e disco.

Isso serve também para o tráfego de dados, quanto mais pessoas estiverem acessando seu site, mais vai exigir do servidor e se o provedor de hospedagem limitar isso, provavelmente este será a razão de seu site está ficando fora do ar por tanto tempo.

Google Panda derruba o seu site

google panda

O Google Panda é um algoritmo quem tem por objetivo de encontrar no diretório do Google os sites que demoram muito tempo para carregar a página, já dá pra ter uma ideia por que eles apelidaram o algorítimo com esse nome “Panda”, pois como o panda é um animal pesado, é o mesmo sentido de um site lento, um site pesado para entrar.

E isso não é bom para o usuário, pois quando o usuário acessa um site pesado, ele tem que ficar um tempo esperando para que seja carregado todo site, muitos nem esperam e abonam o site antes mesmo de concluírem qualquer ação no site.

Um dos objetivos do Google é entregar um conteúdo de qualidade para o usuário o mais rápido possível, se o seu site está demorando muito tempo para entrar, então o seu site provavelmente será penalizado, com isso o seu tráfego orgânico do Google irá despencar nos resultados de pesquisas do Google e muito provavelmente de outros mecanismos de busca também, pois eles tem a mesma similaridade com os seus algoritmos de indexação.

Então para que suas vendas não despenquem com o seu tráfego orgânico, vou te mostrar duas ferramentas que vão melhorar o tempo de carregamento do seu site praticamente mais de 80% mais rápido.

Otimização das imagens no site.

Tempo de carregamento 00

Eu vou te mostrar como eu melhorei o tempo de carregamento do site wpcriacaodesites.com apenas utilizando três ferramentas poderosas e grátis, antes de utilizar tais ferramentas o tempo de carregamento da home do site era de 7.01s, e pesava incríveis 5.2 MB.

Você consegue reduzir o tempo de carregamento do seu site em até 80% mais rápido, apenas otimizando as imagens.

As imagens tem um peso, e esse peso pode variar da qualidade das imagens, quanto maiores elas forem e quanto maior for a resolução, maior será o peso dela.

A dica é você redimensionar o tamanho das imagens de acordo com o tamanho da imagem destacada do seu site, a imagem padrão do seu post.

Diminuir o peso das imagens 

Tempo de carregamento 01 w3 total cache

Observe que nessa imagem o page size (tamanho da página) que reduziu de 5.2 MB para 880.4 KB, isso não foi mágica e sim um trabalho de otimização de imagens, que você mesmo pode fazer no seu site facilmente, veja mais informações sobre ferramentas de otimização de imagens nesse artigo: 4 ferramentas para otimizar o tempo de carregamento do site.

Veja também o Load time (tempo de carregamento) que reduziu de 7.01s para 3.38s, quando você otimiza as imagens, isso também impacta no tempo de carregamento da sua página do site.

Diminuir o tempo de carramento do site.

Tempo de carregamento 02 w3 total cache

Observe que o page size (tamanho da página) reduziu novamente nessa terceira imagem, e observe agora em Load time (tempo de carregamento) que reduziu de incríveis 7.01s para 1.64s, esse tempo reduziu por causa do plugin do wordpress chamado de W3 TOTAL CACHE, onde com apenas alguns cliques podemos configurá-lo facilmente, você pode encontrar mais informações de como configurar este plugin no artigo: 4 ferramentas para otimizar o tempo de carregamento do site

Arquivos de backups do servidor

Muitas pessoas não sabem que quando se faz o backup completo do site no Cpanel, o backup fica guardado no seu servidor, e esses arquivos de backup podem influenciar no tempo de carregamento do seu site, quanto mais arquivos de backups no seu servidor mais lento também o site vai ficar.

Então a dica é você remover esses arquivos do seu servidor, assim o servidor trabalhará melhor com o seu site. Caso você não saiba como remover um backup completo do seu servidor, veja nesse artigo: como remover o backup completo do servidor no cpanel.

Se você gostou desse conteúdo: como deixar site em wordpress mais rápido, então deixe seu comentário, assim podemos ajudar mais pessoas que tenham essa mesma dúvida.

Sobre o autor

Tacio Victor

Gosto de ajudar empresas e empreendedores a construírem um site melhor para se posicionar melhor nos motores de busca.

3 Comentários

Deixe um comentário