GERAL

10 Ferramentas de SEO gratuitas do Google

Ferramentas de SEO gratuitas do Google
Escrito por Tacio Victor

Ter bons conhecimentos em SEO é fundamental para o bom desempenho de sua página da web, isso porque o domínio do uso das principais ferramentas SEO bem como o entendimento de seu conceito é fundamental para quem busca uma melhor colocação na primeira página dos principais mecanismos de busca.

Embora hoje existam inúmeras ferramentas SEO, para que se tenha acesso a muitas delas é necessário dispender certa quantia de dinheiro, porém neste texto iremos mostrar como é possível de se obter um bom resultado focando apenas em ferramentas gratuitas desenvolvidas pelo Google, vamos a elas:

Ferramenta Google Search Console:

ferramenta-google-search-console-min

Também conhecida como Google Webmaster Tool, esta ferramenta tem por objetivo adequar a indexação de seu site para que sua página seja mais facilmente filtrada entre os primeiros resultados do Google.

Trata-se de uma ferramenta bastante viável no caso de ser um site de conteúdo dinâmico e que seja constantemente atualizado.

Outro detalhe importante sobre este recurso do Google é que ele não só informa sobre a performance de seu site como indica o que é necessário a ser feito para que você melhore os indicadores de sua página.

Google Analytics

google-analytics-min

Esta ferramenta do Google tem o propósito de estudar o desempenho de sua página bem como suas ações de Web Marketing, isto é, o Google Analytics analisa o fluxo de usuários que transita em sua página além de estar plenamente integrado com outras ferramentas Google, através dele é possível de saber quando e por quanto tempo determinado usuário acessou a sua página, além disso, o Google Analytics disponibiliza um infográfico estatístico sobre o fluxo de usuários de seu site com informações variadas que constantemente se atualizam.

Google Trend:

google-trend-min

O Google Trend é uma ferramenta bastante útil para quem pretende montar uma estratégia SEO, uma vez que retrata o comportamento dos usuários enquanto realizam pesquisas na internet, sendo, portanto, muito útil como dado para pesquisas de marketing e avaliações de tendências globais.

Para se ter uma ideia através do Google Trend é possível decifrar a quantidade de vezes em que um termo foi utilizado por determinado local e período, além de permitir que você trace um comparativo dos termos mais populares entre os usuários.

Google Consumer Survey:

google-consumer-survey

Google Survey é uma ferramenta de pesquisa lançada recentemente pelo Google, sendo considerada tanto prática como específica quando se trata de pesquisas on-line, isto é, ao iniciar uma pesquisa ela será “distribuída” por todo mapa virtual de modo que, os usuários terão de responder à pesquisa para poderem acessar conteúdos premiums (como bônus no Google play) ao mesmo tempo.

O Publisher do Google será remunerado a cada internauta que responde à pesquisa. Por fim, o Google disponibiliza dados por meio de interfaces virtuais.

PageSpeed Insights:

pagespeed-insights-min

Esta ferramenta gratuita do Google pode ser definida como um instrumento de gerenciamento de páginas web, através dele, pode-se mensurar a performance de uma página e consequentemente certificado sue rendimento online.

A grande vantagem do Page Speed do Google é que ele não exige que você seja o proprietário da página para que ela seja analisada ponto a ponto.

O funcionamento do Page Speed consiste numa análise de conteúdo de um determinado endereço web, onde serão desenvolvidas inúmeras avaliações numéricas além de sugestões sobre quais ações deverão ser tomadas para um melhor desempenho de sua página.

Content Experiments do Google Analytics

Content Experiments do google analytics-min

Esta ferramenta Google é mais uma que não pode faltar ao planejar sua estratégia SEO, pois realiza testes A/B através do Google Analytics, assim o Content Experiments permite que você desenvolva determinado experimento em sua página de modo que cada internauta que clicar em sua página terá acesso a diferentes versões dela, assim você poderá verificar qual das versões possui maior aceitação do público.

Esta verificação é feita por meio do Google Analytics, que armazena informações sobre os usuários que tiveram acesso à página.

Google Places for Business

Google Places for Business

Esta ferramenta do Google também é muito útil para melhorar as suas estratégias SEO, uma vez que ele permite que você interaja de forma direta com os seus clientes enquanto os mesmos pesquisam por sua categoria de serviço na web.

A cruzada de informações entre cliente e prestador de serviço não necessariamente precisa ocorrer pelo Google Places for Business, mas por outras ferramentas Google que estão integradas a este serviço.

Google Alerts

Google Alerts

Este recurso do Google também oferece inúmeras facilidades para quem busca uma estratégia SEO por meio de uma ferramenta mais sofisticada, através de pesquisas de mercado e controle de serviços úteis.

Além disso, através do Google Alerts é possível traçar um perfil comportamental tanto de seus concorrentes como de seus clientes e a partir daí esboçar uma estratégia responsiva.

Mais do que isso, ao instalar o Google Alerts você também será tanto informado sobre quando o seu conteúdo publicado fora indexado pelo Google como sobre a reputação de suas atividades.

Tag Manager: O Tag Manager é uma das ferramentas gratuitas do Google mais imprescindíveis na hora de planejar uma estratégia SEO, por se tratar de um instrumento que permite a criação e gestão de TAG’s de uma página. O Tag em si é um pedaço de um código que tem como função rastrear dados de terceiros além de gerar relatórios.

Uma das principais razões que leva muitos profissionais a escolherem o Tag Manager é que ele possibilita a integração dos serviços de Marketing e T.I.

Google Zeitgeist: Este serviço do Google (também gratuito) será muito útil para aqueles que pretendem expandir a sua página em âmbito nacional ou até mesmo global, isso porque através dele é possível saber quais foram as palavras mais pesquisadas em determinada região ou país.

Recentemente foi comprovado pelos usuários do Google Zeitgeist que a procura por determinada palavra em determinado local pode sofrer variações de tempos em tempos, por isso o nome Zeitgeist (espírito do tempo), por se tratar de uma ferramenta que não somente filtrada as palavras mais utilizadas, mas também mostrar como e por conta de quais tendências tal palavra deixou de ser mais procurada em determinado intervalo de tempo.

Sobre o autor

Tacio Victor

Gosto de ajudar empresas e empreendedores a construírem um site melhor para se posicionar melhor nos motores de busca.

Deixe um comentário