GERAL SEO WORDPRESS

4 ferramentas para otimizar o tempo de carregamento do site

Escrito por Tacio Victor

Como você já deve saber a otimização das imagens é muito importante para diminuir o tempo de carregamento do seu site, o google dá mais credibilidade para sites que carregam rápidos e que tenha conteúdo de qualidade para o usuário, falamos mais sobre esse assunto neste artigo: como deixar site em wordpress mais rápido. 

Pois bem, então vamos começar falando da primeira ferramenta que na minha opinião é indispensável para realização de relatórios para saber quais arquivos estão mais pesando no seu site.

Pingdom

Esta 1º ferramenta irá analisar cada arquivo do seu site e te passar por meio de relatório quais arquivos estão pesando mais no seu site. O que você precisa fazer é acessar o site http://tools.pingdom.com/fpt/ e adicionar a URL do seu site que você queira analisar. veja o exemplo na imagem abaixo.Tempo de carregamento 02 w3 total cache

Os dados mais interessantes pra se observar é Page Size, onde vai te mostrar o peso dos arquivos do seu site, na maioria das vezes você consegue reduzir o tamanho desses arquivos apenas otimizando as imagens, o nosso site estava pesando 5 MB e após otimizarmos as nossas imagens, conseguimos baixar para 865.5 KB, com isso o tempo de carregamento também diminuiu.

Outra aba bem significativa é a do Load time, que traduzindo é tempo de carregamento, quanto menor for o tempo, melhor será para o seu site, as vezes só a otimização das imagens não é o suficiente para reduzir o tempo de carregamento, neste caso você vai precisar de um plugin para te agilizar nesse processo, que é o W3 TOTAL CACHE.

Configurando o plugin W3 TOTAL CACHE.

Configurando o plugin W3 TOTAL CACHE.

Essa 2º ferramenta é cheio de opções para você melhorar o tempo de carregamento do seu site, eu vou deixar o link aqui do vídeo no youtube, onde o Leonardo Zanette vai te mostrar como configurar o W3 Total Cache para evitar quedas e aumentar a velocidade do site em wordpress. https://www.youtube.com/watch?v=KcUMx02n9Ck

Image optimizerotimizando imagens do site imageoptimizer

Esta 3º ferramenta chamada de imagem optimizer, você poderá utilizar gratuitamente para otimizar as suas imagens, basta você escolher a imagem em seu computador e especificar o tamanho da imagem, eu sempre coloco o tamanho da própria imagem e depois basta clicar em Optimize Now, em seguida será redirecionada para uma nova página, onde você poderá baixar a imagem otimizada.

WP Smush.it

wp-smush-it1

Eu utilizo tanto o site imagem optimizer, como também o plugin WP Smush, com este plugin você poderá otimizar todas as imagens de uma única vez com apenas um clique, ele tem duas versões, no modo grátis e no modo pago, no modo grátis você consegue otimizar as imagens que for menor do que 1MB, ou seja, se sua imagem tiver 1,5 MB ele apresenta um erro dizendo que aquela imagem não foi otimizada, este plugin é recomendado caso você possua várias imagens que não foram otimizadas ainda, no modo pago você consegue otimizar imagens com até 8 MB em seu wordpress.

 Ferramentas mencionadas: 

Tenho certeza que se você utilizar dessas 4 ferramentas para otimização de imagens, então o seu site ficará mais leve e bem mais rápido para se carregar. Você não precisa gastar dinheiro comprando plugins ou serviços de otimização de imagens, você mesmo poderá fazer este processo para melhorar o seu site.

Sobre o autor

Tacio Victor

Gosto de ajudar empresas e empreendedores a construírem um site melhor para se posicionar melhor nos motores de busca.

2 Comentários

Deixe um comentário